HOME Notícias

Notícias

Aconteceu no CESAM-MG...

20 de maio: Dia do Pedagogo
Comunidade Salesiana celebra o Dia do Pedagogo, profissional pilar de toda formação salesiana

A data, comemorada anualmente, homenageia os profissionais responsáveis por ajudar na educação, formação e aconselhamento de crianças e adolescentes. 

20 de maio é uma data muito especial para toda comunidade educacional, ainda mais para os salesianos, cujo patrono era detentor de visão muito particular sobre o que deveria fundamentar a educação da juventude. “Aos olhos de Dom Bosco, o amor precisava nortear o trabalho de todo educador. Isso porque ele se fez um grande amigo dos jovens, acreditando que absolutamente todos eram ricos em potencialidades, bastava apenas identificá-las e desenvolvê-las”, pontua o inspetor da ISJB, Padre Orestes Carlinhos Fistarol. 

E foi exatamente nesse sentido, que Dom Bosco criou uma pedagogia própria, mais conhecida como Sistema Preventivo, o qual norteia até hoje o trabalho realizado em todas as casas salesianas, sejam estas escolas, universidades, centros juvenis ou centros de aprendizagem. Os princípios do sistema preventivo: o amor, a razão e a espiritualidade. Para o Padre Ricardo Sávio do Nascimento, Delegado Inspetorial das Escolas e Educação Superior, “para Dom Bosco o amor deve ser dado e sentido pelos jovens, ao passo que a razão é a senhora que nos permite orientá-los para o bem. Quanto à espiritualidade, ela deve ser o guia para todos os valores”. 

Todo esse projeto ganha vida diariamente nas nossas obras salesianas, por meio de seus educadores. A acolhida, o acompanhamento e o estímulo ao desenvolvimento pessoal promovidos por pedagogos, orientadores, coordenadores, supervisores e professores tornam concretos os preceitos da Pedagogia Salesiana. Nas palavras do Padre Marcelo Vicente de Paula, Ecônomo Inspetorial, “um educador salesiano carrega consigo a mesma fé incondicional na juventude, a qual possuía Dom Bosco. Todos, na verdade, compartilhamos da mesma missão de amar os jovens e guiá-los na construção de um sólido projeto e vida”.

A data, comemorada anualmente, homenageia os profissionais responsáveis por ajudar na educação, formação e aconselhamento de crianças e adolescentes. 

#pedagogiasalesiana #felizdiadopedagogo #conhecimento #Ensino #história #método #RSBEscolas