HOME Notícias

Notícias

Aconteceu no CESAM-MG...

04 de agosto - Dia do Padre
04 de agosto – Dia do Padre

ISJB celebra os mais de 10 mil sacerdotes que mantêm viva a missão de Dom Bosco no mundo, enquanto aguarda a visita do Reitor-mor

No dia 04 de agosto celebra-se o Dia do Padre. Nessa data ocorre a festa de São João Maria Vianney, padroeiro dos sacerdotes. O religioso francês, nascido no século XVIII, é reconhecido como um exemplo de santidade, dedicação e perseverança.

A data é de júbilo para a Família Salesiana, nascida do sonho e da determinação de um padre, Dom Bosco, e atuante em todo o mundo, há mais de um século, por meio dos seus sacerdotes, que responderam com um sim ao chamado vocacional e à missão de zelar pela juventude mais carente.

“O sacerdote salesiano possui características bem particulares, a principal delas é sua dedicação primordial aos jovens. Desde o início de nossa caminhada vocacional e formativa tomamos como nossa a missão assumida por Dom Bosco, desenvolvendo um trabalho que nos apresenta constantes desafios, mas que ao mesmo é muito gratificante e inspirador”, afirma o delgado para o Serviço Salesiano Orientação Vocacional da Inspetoria São João Bosco, padre José Ricardo Mole.

A Congregação dos Salesianos de Dom Bosco é composta atualmente por mais de 10 mil padres, que exercem suas atividades nas variadas frentes de trabalho salesianas. Na ISJB, mantenedora do Cesam-MG, são 88 sacerdotes, que dedicam sua vida ao trabalho nas escolas, unidades sociais, paróquias, casas de formação e outras obras mantidas pela instituição.

Este ano a celebração do Dia do Padre tem contornos ainda mais especiais para a comunidade da ISJB, que se encontra às vésperas de acolher um sacerdote muito especial: o Reitor-mor dos Salesianos, padre Ángel Artime. Entre os dias 06 e 12 de agosto, ele participará de diversas atividades em Belo Horizonte - MG e em Brasília - DF. Na figura de sucessor de Dom Bosco, padre Ángel exerce um papel fundamental de animação e motivação entre seus irmãos.