HOME Notícias

Notícias

Aconteceu no CESAM-MG...

Participantes do Café Salesiano
Café Salesiano reúne profissionais para refletir sobre o impacto social da aprendizagem para as empresas

Discussão foi conduzida pela representante da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) e coordenadora do Fectipa/MG, Elvira Cosendey.

Por Isabella Almeida

O Cesam-MG entende que para o cumprimento efetivo de sua missão o alinhamento entre a unidade, as empresas e os aprendizes é essencial. Por isso, tem desenvolvido ações que visam o fortalecimento dos laços entre eles. O Café Salesiano é um exemplo disso.

No dia 28 de junho, a unidade acolheu em sua sede dezenas de profissionais de empresas parceiras e de outras instituições da região metropolitana de Belo Horizonte-MG para mais uma edição do evento. Dessa vez, o tema abordado foi o impacto social da aprendizagem para as empresas.

O encontro começou com um café da manhã servido na parte externa do Cesam, em que os participantes puderam iniciar o dia desfrutando da beleza natural e da estrutura física da unidade. Foi também uma oportunidade de networking.

Em seguida, já no auditório, todos foram recebidos para o Bom Dia, tradicional momento de acolhida das obras salesianas. O diretor geral Pe. Sebastião Silva deu as boas-vindas aos presentes e falou sobre Dom Bosco, especialmente sobre sua motivação em trabalhar em prol dos jovens mais vulneráveis socialmente. A coordenadora socioeducativa Carolina Panicali mostrou a atuação salesiana no mundo, detalhou o trabalho realizado pelo Cesam e apresentou a equipe da unidade. O momento terminou com a apresentação artística de um grupo de aprendizes, que demonstrou o protagonismo juvenil incentivado no Cesam.

Na sequência, foi iniciada a roda de conversa com a representante da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) e coordenadora do Fórum de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente (Fectipa/MG), Elvira Cosendey. Ela apresentou um panorama do trabalho infantil no Brasil e os dados da aprendizagem em 2018, destacando o poder de transformação desse serviço. “Acredito piamente que a aprendizagem muda vidas, muda famílias, muda o entorno onde o aprendiz vive e, consequentemente, muda também a sociedade”, enfatizou.

Elvira também destacou a qualidade da Aprendizagem ofertada em Minas Gerais, segundo ela, considerada a melhor do Brasil, o risco das mudanças da Lei da Aprendizagem e a necessidade de acompanhar as mudanças do mundo do trabalho. “Estamos pensando na Indústria 4.0. Precisamos preparar esses jovens para o mundo do trabalho tecnológico. A aprendizagem tem a preocupação com essa qualificação profissional”, afirmou.

Sobre o Cesam-MG, Elvira revelou que há muitos anos acompanha o serviço prestado pela unidade e enfatizou alguns de seus aspectos mais importantes. “Conheço trabalho desenvolvido pelo Cesam desde 1984. Todos podem ver a qualidade da estrutura física que existe aqui. O acompanhamento familiar realizado também merece ser destacado”, disse.

O evento terminou com um bate-papo entre Elvira e os participantes. Diversas dúvidas foram esclarecidas e experiências foram compartilhadas.  A próxima edição do Café Salesiano está prevista para ser realizada ainda neste segundo semestre. O objetivo é ampliar cada vez o número de participantes e aprofundar as discussões sobre temas pertinentes não só à aprendizagem, mas também ao dia a dia das empresas e dos profissionais.